Artigos

18/06/2021

Estado de MG concede descontos nas multas e juros para pagamento de ICMS

Foi regulamentado o programa Recomeça Minas, através do qual são concedidos descontos de até 90 por cento sobre a multas, juros e acréscimos legais relativos aos débitos de ICMS. O contribuinte poderá pagar ainda parcelar os débitos com descontos variados em até 84 parcelas, com descontos variados. Os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira explicitam todas as condições em artigo publicado no site.

Continue lendo

19/05/2021

Como beneficiar-se da decisão do STF na exclusão do ICMS da base do PIS e COFINS

Neste artigo os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira analisam a decisão do STF e orientam quanto aos seus efeitos para a tomada de decisão dos contribuintes, especialmente para aqueles que ainda não estão discutindo esta matéria e pretendam reduzir as suas contribuições vindouras, além de requererem a restituição do que foi pago indevidamente.

Continue lendo

14/04/2021

Possibilidades de compensação cruzada de créditos tributários com contribuições previdenciárias

A Solução de Consulta 051/2021 dispõe sobre a impossibilidade de compensação cruzada de créditos tributários com contribuições previdenciárias e vice-versa, quando os créditos tenham período de apuração anterior ao início da utilização do e-Social. A solução de Consulta tem efeito vinculante para as autoridades da Receita Federal, contudo, existem fortes razões jurídicas para o contribuinte pleitear a concessão de Liminar judicial autorizativa de tal compensação, quando o trânsito em julgado da decisão que lhe assegura os créditos ocorrer após a data de início da utilização do e-Social.

Continue lendo

25/03/2021

Modulação dos Efeitos da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS será julgada em 29 de Abril

No dia 29/04/2021 o STF julgará os Embargos de Declaração opostos pela Fazenda Nacional com o objetivo de esclarecer se o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS é o efetivamente pago ou aquele destacado nas notas fiscais. Pede-se também a modulação dos efeitos para que a decisão tenha eficácia apenas a partir do julgamento. Neste artigo os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira, analisam a situação, inclusive quanto aos direitos adquiridos pelos contribuintes que já estão discutindo em juízo.

Continue lendo

05/03/2021

ADI 4480 - Inconstitucionalidade das contrapartidas da Lei 12.101-2009 - Educação e Assistência Social

Finalmente o STF julgou a ADI 4480 e declarou a inconstitucionalidade das contrapartidas fixadas na Lei 12.101/2009 para as entidades beneficentes de educação e assistência social. Os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira elaboraram este artigo com vistas à análise dos efeitos desse julgamento e ao final elaboraram planilha com indicação do status de cada um dos artigos da referida lei, de forma a subsidiar a tomada de decisão quanto aos procedimentos de requerimento de renovação do CEBAS das referidas entidades.

Continue lendo

01/03/2021

DIFAL não pode ser exigido por falta de Lei Complementar

Em edição anterior tivemos a oportunidade de discorrer sobre a inexigibilidade da Diferença de Alíquota do ICMS, também conhecida por DIFAL, para as empresas do Simples Nacional, devida nas aquisições de mercadorias e serviços de fornecedores estabelecidos em outras Unidades da Federação (Tema 517 - repercussão geral), sendo que o artigo encontra-se publicado no nosso site.

Continue lendo

29/01/2021

Exclusão do PIS e COFINS de suas próprias bases de cálculo

Na esteira da decisão do STF que fixou o tema 69 (exclusão do ICMS das bases de cálculo do PIS/COFINS), os Tribunais Regionais Federais da 2ª e 3ª Regiões, alteraram a sua jurisprudência e passaram a decidir pela exclusão dos valores do PIS e da COFINS de suas próprias bases de cálculo. Neste artigo, os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira analisam estas importantes decisões, com apontamentos sobre a evolução da jurisprudência e seus impactos na tributação.

Continue lendo

22/12/2020

O ITCD NÃO INCIDE SOBRE O VGBL

O VGBL tem natureza jurídica de seguro de pessoas, consequentemente, no seu resgate, os beneficiários não se sujeitam ao pagamento do ITCD. Segundo o art. 794 do Código Civil, o VGBL não têm natureza de herança, tanto é que podem ser resgatados fora do inventário. A jurisprudência do TJMG e do STJ é favorável aos contribuintes, dispensando o pagamento, cancelando os Autos de Infração ou determinando a restituição do que foi pago.

Continue lendo

22/10/2020

Imunidade do ITBI alcança incorporação de imóveis ao capital de empresas de qualquer atividade

Os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira analisam a decisão do RE nº796.376 e concluem que o STF fixou importante precedente jurisprudencial sobre a probabilidade jurídica de aplicação da imunidade do ITBI na integralização de imóveis ao capital das empresas, independentemente das atividades por elas exercidas.

Continue lendo

22/09/2020

Empresas do Simples Nacional não se sujeitam ao pagamento do DIFAL – ICMS

Através deste artigo os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira analisam a não-incidência do DIFAL-ICMS para as empresas do Simples Nacional, consoante decisões judiciais indicadas

Continue lendo

09/06/2020

STJ limita base de cálculo das contribuições sociais devidas a terceiros em 20 salários mínimos

As contribuições arrecadadas por conta de terceiros (INCRA, SALÁRIO EDUCAÇÃO, SEBRAE, SENAI, SESI, SESC, SENAC, SEST, SENAT, SESCOOP) incidem sobre a folha de salários. Neste artigo os tributaristas Janir Adir Moreira e Alessandra Camargos Moreira analisam a jurisprudência que limita a base de cálculo das referidas contribuições a 20 salários mínimos.

Continue lendo

09/10/2018

O contraditório na exclusão extrajudicial de sócio minoritário em sociedade limitada

O presente trabalho tem por objetivo questionar até que medida é possível a coexistência do paternalismo jurídico e da postura benevolente do poder judiciário com o respeito e observância dos direitos fundamentais quanto à autonomia individual.

Continue lendo

09/10/2018

A exclusão extrajudicial de sócio minoritário em sociedade limitada

Estudo jurídico sobre as possibilidades de exclusão extrajudicial de sócio minoritário em sociedade limitada quando a maioria dos demais sócios, representativa de mais da metade do capital social, entender que aquele está pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade.

Continue lendo

09/10/2018

A extensão dos efeitos da falência nos grupos de sociedades

Análise dos casos de extensão dos efeitos da sentença falimentar às demais sociedades do mesmo grupo, com considerações acerca as principais estratégias regulatórias adotadas por diversos países em matéria de grupo empresarial, bem como a jurisprudência do STJ na medida em que aplica a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica para estender os efeitos da sentença falimentar às demais sociedades do grupo.

Continue lendo

© 2021 Janir Adir Moreira e Advogados Associados. All Rights Reserved | Design by Janir